Como dimensionar meu sistema de som ambiente?

Quantas caixas acústicas eu preciso usar?

Para instalação de um bom sistema de som ambiente recomendo o uso de uma caixa acústica para som ambiente a cada 25m² a 35m², essa quantidade pode variar de acordo com vários fatores (ruas movimentadas, trânsito, ruído interno, altura do teto, etc.) mas normalmente essa relação atende a maioria das instalações. Em áreas menores que 25m² use 1 par de caixa acústica para som ambiente. 

Quanta potência eu preciso?

Não existe uma relação direta entre potência (Wrms) e pressão sonora (dB). Ambientes fechados como lojas, consultórios e escritórios, apresentam um melhor rendimento ou seja mais "dB's" com menos "Wrms". Ambientes abertos como jardins, piscinas ou churrasqueiras dispersam a pressão sonora sendo necessário mais potência.

Use amplificadores de 50 Wrms para lojas de até 120m², o sistema de som ambiente não requer muita potência. Se sua loja for muito grande ou se você precisa de mais potência, consulte-nos (click aqui).

 

Potência? Wrms vs PMPO ou Potência Musical ( clique para saber mais)

Que tipo de caixa acústica posso usar?

Existem diversos tipos de caixas acústicas para som ambiente, as mais utilizadas são:

- Caixas acústicas externas.

- Arandelas de som ou caixas de teto. 

A potência utilizada não será alta, caixas de 15 a 30Wrms são mais que suficientes para sistemas de som ambiente. As arandelas ou caixas de teto podem ser redondas ou retangulares. O formato das arandelas de som influem na qualidade do som ambiente. As  caixas de teto ou arandelas quadradas e redondas se equivalem, a grande vantagem das arandelas de som retangulares é o fato do tweeter estar separado do alto falante o que melhora a fidelidade da reprodução.

 

Que amplificador devo usar?

Existem vários modelos de amplificador de som ambiente e cada um possui uma característica, a potência é um fator que gera muita dúvida, em sistemas de som ambiente recomendamos o uso de 1 a 10 Wrms por caixa, parece pouco mas não é, note que estamos falando de potência real.

Usamos 1Wrms em escrítórios silenciosos e 10Wrms para ambientes bem movimentados, ou seja não é uma regra mas com um amplificador de som ambiente de 100Wrms em 4Ω e 8 caixas podemos sonorizar ambientes de aproximadamente 200m², como?

1 caixa a cada 25m² teremos 8 x 25 = 200m²

a potência 100W ÷ 8 = 15,5Wrms por caixa,

mas que o suficiente para um belo som ambiente.

 

Mas não ligue as caixas de qualquer forma, consulte um técnico para evitar danos aos equipamentos.

tags: caixa acústica para som ambiente, amplificador para som ambiente, sistema som ambiente, caixas de teto

Home