Como escolher caixas acústicas?

Qual caixa acústica devo usar na minha instalação?

A caixa acústica ou sonofletor, pode ser passiva ou ativa. A caixa acústica é passiva se precisar de amplificador ou ativa se ela possuir amplificador próprio. 

Se forem passivas elas só reproduzirão o som do amplificador, elas não geram potência no sistema de som ambiente ou seja, uma caixa de 50Wrms indica o quanto ela suporta de potência.

As caixas acústicas possuem carcaça fechada com o objetivo de impedir que as ondas sonoras dianteiras e traseiras emitidas pelo alto-falante se anulem, a caixa também melhora a acústica da reprodução influenciando na frequência e tempo de resposta, elas podem ser seladas ou dutadas. 

Elas não definem a potência do sistema de som ambiente esse papel é feito pelo amplificador. A caixa acústica pode ter uma, duas, três ou mais vias normalmente é composto por tweeter, mid range ou driver e woofer (agudos, médios e graves).

Existem também o sub woofer ou super grave.

Arandelas de som ou caixas de teto, utilizam o forro que pode ser de gesso, drywall, madeira,  PVC ou outro como barreira para impedir a anulação de frequências.

Atualmente as arandelas de som são muito usadas por serem discretas, praticamente desaparecendo na instalação. Elas podem ser redondas, quadradas ou retangulares. As arandelas retangulares possuem duas vias e as arandelas de som redondas ou quadradas podem ter alto falantes coaxiais (duas vias) ou fullrange (uma via). 

Na ausência de forro as caixas acústicas são obrigatórias com a presença do forro as duas opções podem ser usadas inlusive o uso em conjunto (caixas e arandelas) na instalação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Associação de caixas acústicas

 

Caixas acústicas apresentam duas características elétricas principais:

Potência  e Impedância.

 

A potência é a quantidade de energia que o alto falante suporta, ela é dada em Watts (W), essa potência deve ser dada em Wrms (Root Mean Square ou Raiz quadrática média) ou potência real, que é obtida por cálculos matemáticos e podem ser aferidas em laboratório.

 

Nunca use alto falantes com potência inferior à potência do amplificador, isto pode queimar a bobina que normalmente não é coberto pela garantia.

 

A impedância é a "resistência" ou reatância que a bobina do alto falante impõe a corrente elétrica gerada pelo amplificador.

Essa impedância pode ser de 3, 4, 8, 16 ou 32 Ohms. Os mais comuns são de 4 Ohms (normalmente usado na linha automotiva) e os de 8 Ohms (linha PA ou comercial).

Os alto falantes podem ser associados para se obter a impedância ideal para o melhor desempenho do amplificador, a associação pode ser em série ou paralelo ou ainda usado de forma mista.

Arandela para
som ambiente.
caixa para som ambiente.
caixa acústica de 3 vias.
Arandela para
som ambiente.
caixa acústica de 2 vias ativa.
Home