Como controlar o volume nos ambientes?

Uso de transformadores no som ambiente.

É muito comum o uso de transformadores de linha em sistema de som ambiente. Em redes muito longas sempre existirá uma queda de tensão ao logo dos cabos que alimentam as caixas acústicas, que fará com que o volume da caixa mais próxima fique muito mais alto do que a caixa mais distante. Para compensar essa queda é preciso aumentar a tensão de saída do amplificador, para isso usamos um transformador tronco, ele elevará a tensão de saída para 70V ou 210V dependendo da especificação do transformador tronco, chamamos essas linhas de linha 70V ou linha 210V, existe ainda a linha 140V.

Com o aumento da tensão de saída é necessário acoplar um transformador na entrada de cada alto falante com a finalidade de abaixar a tensão, chamamos ele de transformador linha. Esse transformador ou trafo determina a potência com que será alimentado a caixa de som.

Como já foi explicado anteriormente, sistemas de som ambiente não necessitam de grande potência podemos usar em ambintes fechados trafos de linha de 5 a 6 Wrms, quando o pé direito é alto ou em área muito grande, podemos usar os de 10 ou 15 Wrms, compensamos a baixa potência com o uso de mais caixas quando necessário, para áreas externas usamos 25Wrms.

O cálculo é bem simples, um amplificador de 100Wrms pode acionar 4 caixas de 25W ou 10 de 10W ou 20 de 5W.

 

Potenciômetro para controle de volume.

O uso do trasformador de linha além de compensar a queda de tensão permite o controle de volume de até duas caixas acusticas, ele pode ser usado em instalações como em escritórios ou clínicas, permitindo que o volume do som ambiente possa ser controlado ou até cortado de determinados locais. 

 

 Nunca use potenciômetro em sistemas sem transformador de linha, o uso direto na saída de um amplificador pode causar a queima do aparelho além de interferir na impedancia do conjunto.

 

Use sempre potenciômetro de fio de 30 a 50 Ohms por 4W.

                      Esse tipo de ligação requer um instalador especializado.

 

Outra opção para o controle de volume é o uso de um setorizador, que controla um grupo de caixas de forma independente.

Ele é muito útil nas instalações pois ajuda a criar um ambiente agradável, regulando o volume e evitando o desconforto acústico (volume muito alto ou baixo dentro de um estabelecimento).

setorizadores
Home